Saúde

Um em cada cinco trabalhadores sofre de doenças mentais

13 de Dezembro de 2011 -Piatã

Um em cada cinco trabalhadores sofre de alguma condição mental, como depressão ou ansiedade, e essa situação está afetando cada vez mais a produtividade nos espaços de trabalho, segundo um relatório da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE) nesta segunda-feira, 12.

A OCDE descobriu que pessoas com doenças mentais geralmente faltam ao trabalho por motivos médicos, e entre 30 e 50 por cento de reivindicações por benefícios hoje são devido à saúde mental debilitada.

Legisladores precisam encontrar novas formas de combater esse problema social e econômico, disse o relatório, pois os fatores que causam esses distúrbios, como estresse no trabalho, devem aumentar.

"O aumento da falta de segurança do emprego e a pressão hoje em dia nos espaços de trabalho devem agravar os problemas de saúde mental nos anos à frente", diz o relatório.

"A porcentagem de trabalhadores expostos ao estresse ou situações de tensão no trabalho tem aumentado na última década em toda a OCDE. E diante da atual conjuntura econômica, cada vez mais pessoas estão preocupadas com a segurança no emprego."

A depressão já é uma grande causa de mortes, deficiências e fardo econômico em todo o mundo, e a Organização Mundial de Saúde prevê que até 2020 esse será o segundo maior fator para as doenças mundiais em todas as idades.

Estudos recentes revelaram que o custo anual de distúrbios neurológicos é de quase 800 bilhões de euros.

Comentários

Outras Notícias

[Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média]
Educação

Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média

27 de Janeiro de 2026

Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

[Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão]
Justiça

Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão

27 de Janeiro de 2026

Foto: Freepik

[Governo estuda revisão das normas de financiamento da saúde mental no SUS]
Saúde

Governo estuda revisão das normas de financiamento da saúde mental no SUS

27 de Janeiro de 2026

Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

[Aos 17 anos, Dell entra para o ranking histórico do Ba-Vi e marca seu nome no Bahia]
Esportes

Aos 17 anos, Dell entra para o ranking histórico do Ba-Vi e marca seu nome no Bahia

27 de Janeiro de 2026

Foto: Letícia Martins / EC Bahia

[BBB 26: MP investiga participante por suspeita de homofobia no reality]
Justiça

BBB 26: MP investiga participante por suspeita de homofobia no reality

26 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / Globoplay

[Léo Santana anuncia “BRASILEIRAGGEM” como tema do Carnaval 2026]
Bahia

Léo Santana anuncia “BRASILEIRAGGEM” como tema do Carnaval 2026

26 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias