Saúde

Cesariana aumenta risco de alergias em crianças

07 de Novembro de 2011 -Piatã

Segundo pesquisadores dinamarqueses, existe uma ligação entre alergias, ou doenças de hiper-sensibilidade, e a exposição das crianças a bactérias na hora do parto.

No parto vaginal, os bebês são expostos a um maior número de bactérias, o que os tornam mais resistentes.

Dr. Hans Bisgaard, da Universidade de Copenhague, que coordenou a pesquisa, diz que foi possível observar uma conexão direta entre o número de diferentes bactérias e a forma como as crianças vieram ao mundo. O estudo envolveu cerca de 400 crianças.

"A reduzida diversidade da microbiota intestinal durante a infância está associada com um aumento do risco de doenças alérgicas na idade escolar," afirma o pesquisador. Nas crianças com maior diversidade bacteriana, esse risco diminui, e quanto maior a diversidade, menor é o risco.
"Então faz diferença se o bebê nasceu por parto normal, encontrando as primeiras bactérias de sua mãe, ou por cesárea, que expõe o recém-nascido a uma quantidade menor de bactérias, e bactérias totalmente diferentes. Pode ser por isso que muito mais crianças nascidas por cesárea desenvolvem alergias," afirma Bisgaard.

Bisgaard ressalta que o risco de alergia está ligado a uma variedade de bactérias, e o tempo em que o bebê é imunologicamente imaturo e pode ser afetado pelas bactérias é de poucos meses após o nascimento.

A tese da equipe de Copenhague reforça a teoria de que a limpeza excessiva pode afetar a saúde.

Comentários

Outras Notícias

[Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média]
Educação

Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média

27 de Janeiro de 2026

Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

[Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão]
Justiça

Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão

27 de Janeiro de 2026

Foto: Freepik

[Governo estuda revisão das normas de financiamento da saúde mental no SUS]
Saúde

Governo estuda revisão das normas de financiamento da saúde mental no SUS

27 de Janeiro de 2026

Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

[Aos 17 anos, Dell entra para o ranking histórico do Ba-Vi e marca seu nome no Bahia]
Esportes

Aos 17 anos, Dell entra para o ranking histórico do Ba-Vi e marca seu nome no Bahia

27 de Janeiro de 2026

Foto: Letícia Martins / EC Bahia

[BBB 26: MP investiga participante por suspeita de homofobia no reality]
Justiça

BBB 26: MP investiga participante por suspeita de homofobia no reality

26 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / Globoplay

[Léo Santana anuncia “BRASILEIRAGGEM” como tema do Carnaval 2026]
Bahia

Léo Santana anuncia “BRASILEIRAGGEM” como tema do Carnaval 2026

26 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias