Saúde

Bahia teve mais de 1500 novos casos de Aids em 2010

29 de Novembro de 2011 - Piatã

De acordo com dados do Boletim Epidemiológico 2011, divulgado nesta segunda-feira pelo Ministério da Saúde, foram registrados 1.682 novos casos de Aids na Bahia, o que representa um pequeno acréscimo de 20 casos em relação ao ano de 2009.

Do começo de 2011 até o dia 30 de junho, data da finalização parcial do Boletim, foram 609 novos registros. Desde 1980, quando foi constatado o primeiro caso no país, cerca de 19 mil baianos contraíram a doença, que ainda não tem cura.

No ranking regional, a Bahia ocupa a primeira posição, sendo acompanhada por Pernambuco (1.500) e pelo Ceará (942). Já no cenário nacional, o Estado ocupa a 7ª colocação, ficando atrás de São Paulo (6.577), Rio de Janeiro (4.504), Rio Grande do Sul (4.018), Minas Gerais (2.344), Paraná (1.886) e Santa Catarina (1.886). Em todo o país, foram 34,2 mil novos casos de Aids, quase 2 mil casos a menos que em 2009. Seguindo a mesma tendência, a taxa de incidência da doença passou de 18,8 por 100 mil habitantes em 2009 para 17,9 em 2010.

“O Brasil segue a tendência mundial de redução de casos ao longo dos anos. As pessoas estão vivendo mais e melhor com a doença, graças ao acesso aos medicamentos. Quanto mais cedo o vírus é descoberto, mais cedo tem início o tratamento, proporcionando qualidade de vida para quem vive com a doença”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Entre as principais preocupações do governo está a região Sudeste, que ainda tem a maior incidência da doença, com 343.095 casos (56,4%), seguida pelo Sul, com 123.069 registros (20,2%), Nordeste, com 78.686 (12,9%), Centro Oeste, com 35.1116 (5,8%) e Norte, que registra 28.248 casos- 4,6%. Tanto o Sul, quanto o Sudeste e o Norte apresentaram aumento da taxa de incidência em 2010.

Óbitos
Apesar da queda no número geral de óbitos motivados pela AIDS no Brasil - de 12097, em 2009, para 11965 em 2010 - na Bahia, o índice teve um pequeno aumento, passando de 509 para 529. Com esse números, o Estado ainda ocupa a primeira colocação no Nordeste e a quinta no cenário nacional -São Paulo (2.987), Rio de Janeiro (1.642), Rio Grande do Sul (1.454) e Santa Catarina (561).

Comentários

Outras Notícias

[Síndrome silenciosa pode afetar fertilidade e atingir até 13% das mulheres inférteis]
Saúde

Síndrome silenciosa pode afetar fertilidade e atingir até 13% das mulheres inférteis

27 de Junho de 2025

Foto: Reprodução

[Conselho Federal de Medicina Veterinária define novas regras para publicidade profissional]
Saúde

Conselho Federal de Medicina Veterinária define novas regras para publicidade profissional

27 de Junho de 2025

Foto: Divulgação

[Brasil declara erradicada a gripe aviária em granjas comerciais e busca retomada das exportações]
Saúde

Brasil declara erradicada a gripe aviária em granjas comerciais e busca retomada das exportações

27 de Junho de 2025

Foto: Arquivo/Agência Brasil

[Psicóloga baiana assume presidência do Conselho Federal de Psicologia com foco em direitos humanos ]
Política

Psicóloga baiana assume presidência do Conselho Federal de Psicologia com foco em direitos humanos

27 de Junho de 2025

Foto: Conselho Federal de Psicologia

[Apenas 1 em cada 5 UBSs oferece inserção de DIU, aponta levantamento]
Saúde

Apenas 1 em cada 5 UBSs oferece inserção de DIU, aponta levantamento

26 de Junho de 2025

Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Vila Velha

[Governo cria programa para abater dívidas com prestação de serviços ao SUS]
Saúde

Governo cria programa para abater dívidas com prestação de serviços ao SUS

26 de Junho de 2025

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121