Saúde

Conheça os benefícios do kiwi

30 de Novembro de 2011 - Piatã

A escrita do seu nome, que leva as letras “k” e “w”, já dá a impressão de que não se trata de um alimento tão comum em terras brasileiras.

Mesmo assim, apesar de exótico, graças aos seus valores nutritivos e um sabor para lá de azedinho o kiwi vem ganhando popularidade nas saladas de frutas e na preparação de sucos naturais no país.

Além da cor verde que facilmente identifica o kiwi, uma de suas particularidades é a quantidade de vitamina C, cerca de três vezes maior do que existe em uma laranja. A substância atua no organismo de diversas maneiras, com benefícios que vão desde o fortalecimento do sistema imunológico, passando pela melhoria da saúde da pele até a sua função antioxidante – que combate os radicais livres e desacelera o envelhecimento das células.

De acordo com a nutricionista Catia de Souza, outra vantagem dessa fruta de origem chinesa é a presença de uma boa dose de fibras, que ajudam a regular o trabalho do intestino e diminuem os níveis de mau colesterol se consumidas com frequência. Para aproveitar vantagens do tipo, Catia sugere a ingestão diária de uma unidade, que tem como benefício o baixo nível calórico. “São apenas 50 calorias a cada cem gramas”, contabiliza a nutricionista. É menos do que uma barrinha de cereal.

Se você, no entanto, não está acostumado a acrescentar o kiwi na sua dieta, saiba que as sementes da fruta são bem nutritivas. Por isso, evite desperdiçá-las. Elas oferecem uma substância chamada ácido alfa-linoleico, que facilita o transporte no organismo do ômega-3. Considerada uma gordura boa, o ômega-3 ativa a memória e ajuda na prevenção de doenças, podendo ser encontrada em peixes como salmão e atum, além de nozes e azeite, por exemplo.

Para quem quiser experimentar a fruta, Catia aproveita para sugerir uma receita de kiwi com iogurte. A bebida é uma das melhores fontes de cálcio do cardápio. Nas versões com probióticos, as “bactérias do bem”, auxilia ainda na melhor absorção dos nutrientes pelo corpo.

Batida de Iogurte com Kiwi

Ingredientes:
- 450 ml de iogurte
- 150 ml de leite desnatado
- 2 colheres de açúcar mascavo
- 1 kiwi cortado em cubos

Preparo:

Bata o iogurte, o leite e o açúcar mascavo no liquidificador até atingir um ponto bem cremoso. Leve à geladeira e deixa gelar por 5 horas. Adicione o Kiwi em cubos e sirva gelado.

Comentários

Outras Notícias

[Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes ]
Saúde

Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes

17 de Abril de 2025

Foto: Walterson Rosa/MS

[Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa]
Saúde

Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa

17 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques]
Cultura

Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / Acorda Cidade

[Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde]
Saúde

Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / CONASS

[Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão]
Bahia

Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão

14 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações]
Política

Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações

14 de Abril de 2025

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121