Saúde

ANS suspende comercialização de 87 planos de saúde por queixas dos clientes

19 de Maio de 2015 - Piatã

A medida, que faz parte do 13º ciclo do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, vale por três meses e começa a partir de quarta-feira (20).

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou hoje (18) a suspensão da venda de 87 planos de saúde de 22 operadoras por não cumprirem prazos máximos de atendimento e por outras queixas, como negativa de cobertura obrigatória.

A medida, que faz parte do 13º ciclo do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, vale por três meses e começa a partir de quarta-feira (20). O monitoramento também reativou a venda de 34 planos que, depois da suspensão da venda, tiveram melhoria nos serviços prestados.

Das 22 operadoras com planos suspensos neste novo ciclo, oito já tinham planos sob suspensão no período anterior e 11 terão a comercialização de planos suspensa pela primeira vez. A medida é preventiva e perdura até a divulgação do 14º ciclo.

Os planos de saúde com contratação suspensa atendem a aproximadamente 3,2 milhões de beneficiários. Segundo a ANS, as operadoras terão que resolver os problemas assistenciais para que possam receber novos beneficiários. Hoje, existem no país 50,8 milhões de consumidores com planos de assistência médica e 21,4 milhões com planos exclusivamente odontológicos.

Segundo levantamento da agência reguladora, desde o início do programa, 1.099 planos de 154 operadoras tiveram as vendas suspensas. Outros 924 planos voltaram ao mercado após comprovar melhorias no atendimento.

Para aplicar a punição, a ANS considerou 11.007 reclamações feitas entre 19 de dezembro de 2014 e 18 de março de 2015 à agência e que não foram resolvidas com conciliação. Neste período, agência recebeu 21.294 reclamações de beneficiários de planos de saúde

A ANS ressalta que, além de ter a comercialização suspensa, as operadoras que negaram indevidamente cobertura podem receber multa que varia de R$ 80 mil a R$ 100 mil.

As informações são da Agência Brasil

Comentários

Outras Notícias

[Hospitais privados poderão abater dívidas por atendimento ao SUS]
Saúde

Hospitais privados poderão abater dívidas por atendimento ao SUS

24 de Junho de 2025

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

[Queda de idosos pode ter consequências graves, alertam especialistas]
Saúde

Queda de idosos pode ter consequências graves, alertam especialistas

24 de Junho de 2025

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

[Moraes diz que defesa de Bolsonaro poderá acompanhar acareação de Cid]
Política

Moraes diz que defesa de Bolsonaro poderá acompanhar acareação de Cid

23 de Junho de 2025

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

[Juiz diz que errou ao soltar homem que quebrou relógio histórico]
Justiça

Juiz diz que errou ao soltar homem que quebrou relógio histórico

23 de Junho de 2025

Foto: Câmera de segurança Palácio Planalto

[Expectativa da indústria eletroeletrônica é retração neste semestre]
Economia

Expectativa da indústria eletroeletrônica é retração neste semestre

23 de Junho de 2025

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

[Vítimas de queda de balão em Praia Grande são veladas neste domingo]
Brasil

Vítimas de queda de balão em Praia Grande são veladas neste domingo

22 de Junho de 2025

Foto: CBM-SC/Divulgação

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121