Saúde

Greve de médicos municipais em Salvador

17 de Junho de 2015 -Diogenes Matos

Segundo os médicos "as condições de trabalho na maioria das unidades e postos, incluindo os Caps, estão insustentáveis".

Confirmada pelo Sindicato dos Médicos (Sindimed-BA), a greve dos profissionais da saúde ligados à Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, a partir desta quarta-feira (17). A decisão, foi tomada em assembleia realizada na noite de terça (16). De acordo com a entidade, a greve "reforça a paralisação dos servidores municipais". No entanto, o Sindimed ressalta que os médicos têm pauta específica de reivindicações.A Secretaria Municipal de Saúde informou, por meio da assessoria de imprensa, que ainda não tem conhecimento da paralisação e que vai apurar a situação.Segundo os médicos "as condições de trabalho na maioria das unidades e postos, incluindo os Caps, estão insustentáveis". Eles relatam que faltam materiais e medicamentos, salas adequadas para atendimento, móveis e utensílios hospitalares e pessoal em número suficiente para a demanda da população.Em nota, o sindicato diz que também há insegurança em diversas unidades de saúde. Eles usam como exemplo, o posto do bairro do Engenho Velho da Federação que está fechado.A pauta específica divulgada pela categoria inclui melhores condições de trabalho, reajuste salarial, ambientes mais saudáveis e seguros, materiais e instalações adequadas. Também está na pauta o combate ao assédio moral. Os médicos pedem a criação de uma Diretoria Médica dentro da Secretaria Municipal de Saúde. Entre os itens cobrados está também isonomia na utilização do ponto eletrônico, com a definição de critérios iguais para todos.A categoria pede ainda uma revisão dos critérios de insalubridade, dos abonos e a garantia da extensão da carga horária. A realização de concurso público para substituir os vínculos precários, a qualificação das gerências e a criação de uma comissão de ética são também citados. A próxima assembleia ficou marcada para o dia 25 de junho, às 19h, na sede do Sindimed.Posto do Engenho Velho da FederaçãoProfissionais da saúde procuraram o Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), na última sexta-feira (12), para informar que a unidade vem funcionando de grades fechadas, sobretudo à tarde, por conta dos diversos assaltos e ameaças sofrida pelos funcionários nas proximidades da unidade. “Nós trabalhamos sem segurança nenhuma. Não tem segurança nem para o posto e nem para o bairro”, afirma uma das médicas, que não quis se identificar. Segundo as profissionais, já foram feitos inúmeros contatos com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), para denunciar a situação, mas nada foi feito.O presidente do Sindimed, Francisco Magalhães, encaminhou um ofício para a Prefeitura, Governadoria, Cremeb, Sesab, Ministérios Público do Trabalho e Estadual, Arquidiocese de Salvador, Superintendência Regional do Trabalho, Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviço de Saúde do Estado da Bahia (Sindhosba) e Sindicato das Santas Casas e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia (Sindifiba), ressaltando a gravidade da situação da unidade e solicitando segurança.

Comentários

Outras Notícias

[Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde]
Saúde

Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde

23 de Janeiro de 2026

Foto: Agência Brasil

[Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso]
Justiça

Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso

23 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução

[Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026]
Justiça

Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026

23 de Janeiro de 2026

Foto: Márcia Santana/Ascom SSP

[Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”]
Brasil

Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”

23 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução/Internet

[Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano]
Política

Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano

21 de Janeiro de 2026

O ex-vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) confirmou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições deste ano.

[Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025]
Educação

Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025

21 de Janeiro de 2026

Foto montagem: Reprodução / Bahia Notícias

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias