Saúde

Veneno de abelha destrói vírus da AIDS, dizem pesquisadores

18 de Junho de 2015 -Diogenes Matos

O veneno da abelha é conhecido por corromper as paredes celulares, incluindo de células cancerígenas, e tem sido alvo de estudo nos últimos anos.

Segundo informações do site científico Portugal Mundial, uma pesquisa recente conduzida pela Washington University School of Medicine em St. Louis, nos Estados Unidos, aponta que as nanopartículas que carregam a toxina do veneno de abelha podem destruir o vírus da Imunodeficiência humana (AIDS), enquanto deixam as células saudáveis intocadas. A substância carregada pelas nanopartículas é a melittina, que é o principal componente atio do veneno de abelha, que fundi com o vírus HIV e destrói o seu envólucro protetor enquanto, por ação molecular se previne que as nanopartículas exerçam o mesmo efeito nas células normais do corpo humano.Segundo o médico Samuel A. Wickline, e o professor de ciênci biomédica, J. Hornsby, a melittina é uma toxina que provoca algo como 'buracos' no envólucri protetor das células do vírus HIV e de outros vírus de igual forma. "Uma grande quantidade de melittina pode causar enormes danos irreparáveis, mas em conjunto com uma terapia anti-viral, pode ser útil no combate a vírus e células cancerígenas.O estudo dos pesquisadores também foi publicado no jornal Terapias Antivirais. Atualmente, no mundo, 34 milhões de pessoas vivem com o vírus HIV. Destas, 3 milhões são menores de 15 anos.
O veneno da abelha é conhecido por corromper as paredes celulares, incluindo de células cancerígenas, e tem sido alvo de estudo nos últimos anos.

O veneno da abelha é conhecido por corromper as paredes celulares, incluindo de células cancerígenas, e tem sido alvo de estudo nos últimos anos.

 

Comentários

Outras Notícias

[Anitta anuncia turnê nacional de ‘EQUILIBRIVM’ com shows mais intimistas]
Fofoca

Anitta anuncia turnê nacional de ‘EQUILIBRIVM’ com shows mais intimistas

22 de Abril de 2026

Foto: Caia Ramalho

[Filme brasileiro ‘O Agente Secreto’ conquista três troféus no Prêmio Platino]
Brasil

Filme brasileiro ‘O Agente Secreto’ conquista três troféus no Prêmio Platino

22 de Abril de 2026

Foto: Divulgação

[Clássico ‘A Fantástica Fábrica de Chocolate’ terá nova versão animada pela Netflix]
Brasil

Clássico ‘A Fantástica Fábrica de Chocolate’ terá nova versão animada pela Netflix

22 de Abril de 2026

Foto: Reprodução / Netflix

[Globo define Everaldo Marques como narrador da Seleção na Copa do Mundo]
Esportes

Globo define Everaldo Marques como narrador da Seleção na Copa do Mundo

22 de Abril de 2026

Foto: João Cotta/TV Globo

[Energia solar em Itaipu tem potencial para dobrar capacidade da usina]
Brasil

Energia solar em Itaipu tem potencial para dobrar capacidade da usina

21 de Abril de 2026

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

[Salvador recebe evento que mostra importância da economia criativa]
Bahia

Salvador recebe evento que mostra importância da economia criativa

21 de Abril de 2026

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias