Bahia

Após o deputado Valmir Assunção sofrer agressões racistas, Suíca faz Live exclusiva para debater assunto

13 de Abril de 2020 -Redação Cabula agora
[Após o deputado Valmir Assunção sofrer agressões racistas, Suíca faz Live exclusiva para debater assunto]

“Se isso acontece com o deputado e comigo sendo vereador, imagine com o trabalhador de limpeza urbana", diz Suíca

O vereador Luís Carlos Suica (PT), transmitiu uma live no último sábado (11) com a participação do Dr. Leonardo Queiroz, especialista em Direito Público, onde foram debatidos o enfrentamento do racismo, a luta para o povo e respeito que lhes convém.
Durante a live Suíca falou sobre as agressões racistas que continuam acontecendo. Na última sexta-feira (10), o deputado federal baiano Valmir Assunção (PT-BA), foi brutalmente agredido com palavras racistas.
Na gravação que circulou em um grupo de WhatsApp, o parlamentar é chamado de “macaco”, “ridículo”, “horroroso”, “vagabundo” e “nariz de chapoca”. O deputado acionou a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) .
O deputado Valmir disse que não irá se abster de denunciar. “Não posso me abster de denunciar isso, pois sei que o país ainda possui em sua sociedade pessoas racistas e desinformadas. O fato de eu ser negro é motivo de orgulho. A ignorância das pessoas diante desse processo histórico só dificulta a atuação política em Itamaraju e em outras regiões da Bahia e do Brasil. Vou até o fim para que essa pessoa seja punida devidamente dentro da lei”, disse o deputado em nota enviada à imprensa.
De acordo com Valmir, as agressões foram proferidas depois de ele ter defendido em seu perfil nas redes sociais a proposta do governador Rui Costa de instalar 20 leitos de UTI na cidade. A estrutura deverá ser utilizada para tratar pacientes contaminados pelo novo coronavírus. Dados da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) apontam que Itamaraju possui um caso registrado de coronavírus, sem óbitos confirmados e há 12 dias sem novos casos.
Durante a Live com o vereador Suíca, Dr. Leonardo informou que quando soube das agressões, tomou como espanto, mas não com tanta surpresa, "racismo é cotidiano, é caso corriqueiro".
Quero chamar atenção e isso serve para todos, no caso de racismo a vítima deve procurar o Ministério Público (MP) que é o melhor lugar para tratar desses assuntos. Quero ressaltar a promotora Lívia Vaz que tem contribuído muito, inclusive foi fundamental para a Instalação Comissão Fiscalizadora na Câmara Municipal de Salvador, no qual Suíca foi o presidente e o vereador Moisés Rocha (PT) foi o vice-presidente da Comissão, no qual juntos estiveram à frente para fiscalizar cotas em concurso público.
Leonardo ainda explica como a vítima de racismo deve agir, “qualquer pessoa vítima de racismo pode ir ao MP, fazer a denúncia com as provas necessárias, sejam gravações, testemunhas, prints em conversas de aplicativos de mensagens, levar o material até o cartório e fazer uma ATA, logo prestar a queixa. 

No caso do deputado Valmir, cabe a Justiça Federal jugar, se entender que o deputado estava no exercício como parlamentar, somente a Justiça Federal pode julgar e resolver. 
Suíca disse que ficou triste com o que aconteceu com o deputado, “sofri e sofro racismo, na Câmara Municipal já chegaram para me perguntar se eu era funcionário da casa, não me reconhecendo com vereador por eu ser negro, acho que o deputado Valmir não deve levar em conta e continuar focado em suas lutas, devemos combater contra isso tudo", disse.
Suíca ainda acrescenta a sutileza do racismo, “o racismo e a discriminação é sutil, nem todo branco é racista, mas existem aqueles que pegam na minha mão e por trás falam mal, e se perguntam o que esse negro está fazendo aqui".

O parlamentar ressalta que se o racismo acontece com parlamentares, imagine o povo pobre. "Se isso acontece com o deputado e comigo sendo vereador, imagine com o trabalhador de limpeza urbana", concluiu.

Comentários

Outras Notícias

[Ministério da Saúde rejeita parceria para produção nacional da vacina da dengue da Takeda]
Saúde

Ministério da Saúde rejeita parceria para produção nacional da vacina da dengue da Takeda

15 de Janeiro de 2026

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

[Sesab chama mais de 500 profissionais para fortalecer a rede de saúde da Bahia]
Saúde

Sesab chama mais de 500 profissionais para fortalecer a rede de saúde da Bahia

15 de Janeiro de 2026

Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

[Moradora denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS contesta]
Bahia

Moradora denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS contesta

15 de Janeiro de 2026

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

[Gilsons revela músicas inéditas com Caetano Veloso e vocalista do Olodum em novo álbum]
Fofoca

Gilsons revela músicas inéditas com Caetano Veloso e vocalista do Olodum em novo álbum

15 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Suíca reforça diálogo popular e participa da Lavagem do Bonfim ao lado de apoiadores]
Bahia

Suíca reforça diálogo popular e participa da Lavagem do Bonfim ao lado de apoiadores

14 de Janeiro de 2026

A presença acompanha o cortejo que sai da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia em direção à Colina Sagrada, em um dos eventos mais simbólicos do calendário cultural e religioso da Bahia.

[Ivete Sangalo confirma nova fase da turnê “Ivete Clareou” e anuncia show em Salvador]
Fofoca

Ivete Sangalo confirma nova fase da turnê “Ivete Clareou” e anuncia show em Salvador

14 de Janeiro de 2026

Foto: Rafa Mattei

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias