Bahia

Olodum comemora 41 anos de ritmos, luta e resistência

25 de Abril de 2020 - Redação Cabula agora
[Olodum comemora 41 anos de ritmos, luta e resistência ]

Vereador Suíca protocola Moçao de Aplausos em razão da comemoração do aniversário de 41 anos do Bloco Afro Olodum.

O Bloco Afro Olodum completa mais um ano e existência, a comemoração de 41 anos, é um tanto diferente por conta da pandemia do novo Covide-19. 
Através do canal oficial a banda transmitiu do dia 14 ao dia 20 de abril, o ‘programa semanal Olodum TV- O Olodum é meu, é seu, é nosso’.
A programação foi vasta envolvendo assuntos sobre o Olodum, cada dia o presidente da banda, João Jorge falou sobre diversos assuntos: A história do Olodum, o ano que o bloco não desfilou, protagonismo feminino na administração, a arma é a voz, dentre outros, você que perdeu,  pode conferir o Canal oficial da banda- Olodum TV.
O vereador Luiz Carlos Suíca (PT) deixa claro sua admiração a Banda Afro Olodum, o edil petista tomou posse como Conselheiro do Olodum na parte política dia de hoje (25), o vereador protocolou junto a Câmara Municipal de Salvador uma Moção de aplausos em razão da comemoração do aniversário de 41 anos do Bloco Afro Olodum.
Ainda esse ano Suíca passou a integrar o grupo de políticas públicas do Conselho Consultivo do Olodum. O parlamentar fica no cargo por cinco anos. O conselho é responsável por prestar assessoramento técnico, cultural e político à direção do Olodum, para planejamento e execução de ações.

Olodum e sua história

Fundado em abril de 1979, o bloco afro Olodum surgiu como uma alternativa para dar aos moradores do Maciel-pelourinho a oportunidade de brincar o Carnaval de forma mais organizada. Naquele momento, o Pelourinho e seus moradores de absoluta maioria negra – sofriam de forma aguda com o abandono e a marginalização por parte do poder público.
O Olodum nasce como um grito de protesto e afirmação de um povo que tem direito à vida, e o direito a viver plenamente sua cultura, suas festas, seus valores. Logo em seu primeiro Carnaval, em 1980, o Olodum levou às ruas mais de dois mil associados.
Nos anos seguintes, o Olodum seguiu sua trajetória de afirmação da cultura negra e valorização das nossas raízes africanas. Em 1981, o tema do Carnaval foi “A festa do rei Oyo da Nigéria”. Em 82, “Guiné-Bissau: estrela da revolução africana”. Nos anos seguintes, homenageou Tanzânia, Moçambique e celebrou a caribenha ilha de Cuba.

Egito-Madagáscar 
Em 1987, um ano histórico. O Olodum lançou o seu primeiro disco, Egito-Madagáscar, marco fundacional do genuíno samba-reggae, gênero musical criado pelo genial Neguinho do Samba. Ao ritmo pulsante, vivo e apaixonante da percussão, se unem letras carregadas de tradição e poderoso significado.
O Olodum ganhou o mundo. Lançou um DVD, 15 discos, vendeu cinco milhões de cópias. Se apresentou em mais de 35 países, para 20 milhões de pessoas. É um dos grupos artísticos brasileiros mais reconhecidos internacionalmente e já fez parcerias com ícones como Spike Lee, Michael Jackson, Paul Simon, Jimmy Cliff, Gal Costa, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Caetano Veloso, e uma longa lista.

Mais que um bloco
A contribuição do Olodum vai muito além do Carnaval, que por si só já teria valor imensurável. É uma organização que é parte da história do movimento negro brasileiro. Em 1984, criou no pelourinho o projeto Rufar dos Tambores, que viria a se tornar a Escola do Olodum. Um projeto até hoje referência nacional e internacional de educação numa perspectiva de valorização da pluralidade cultural.

Em 1990, é criado o Bando de Teatro Olodum. Mais conhecido popularmente apenas como “O Bando”, este projeto, que teve como inspiração o Teatro Experimental do Negro, desenvolveu uma linguagem e estética própria com peças aclamadas como “Ó pai Ó”, que mais tarde ganharia adaptação para o cinema. O Bando foi o berço de grandes artistas, como Lázaro Ramos.
O Olodum promove também o FEMADUM – Festival de Música e Artes do Olodum – que de uma iniciativa voltada para escolha dos temas dos carnavais do bloco, tornou-se atualmente o maior festival de música e artes Afro do Brasil.
Na língua yorubá Olodum significa “Deus dos deuses” ou “Deus maior”, uma referência a Olodumaré, Deus criador do Universo. Um nome digno de um bloco que em 40 anos de História tanto criou, tanto fez pelo resgate e a reafirmação da nossa História e nossa cultura. Olodum é criação, Olodum é afirmação, Olodum é Resistência.

Comentários

Outras Notícias

[Sindilimp-BA reage à decisão da Caixa que pode gerar demissão em massa de telefonistas]
Bahia

Sindilimp-BA reage à decisão da Caixa que pode gerar demissão em massa de telefonistas

20 de Maio de 2025

A medida, segundo o sindicato, poderá resultar na demissão em massa de mais de 4.500 trabalhadores que hoje atuam como telefonistas em unidades espalhadas por todo o país.

[Afastamento de Ednaldo da CBF pode gerar punições da Fifa ao futebol brasileiro]
Esportes

Afastamento de Ednaldo da CBF pode gerar punições da Fifa ao futebol brasileiro

20 de Maio de 2025

Foto: Divulgação

[Agerba anuncia reajuste de tarifa do ferry-boat entre Salvador e Itaparica]
Bahia

Agerba anuncia reajuste de tarifa do ferry-boat entre Salvador e Itaparica

20 de Maio de 2025

Foto: Divulgação

[Casamentos diminuem pelo segundo ano seguido na Bahia; apenas uniões homoafetivas crescem]
Bahia

Casamentos diminuem pelo segundo ano seguido na Bahia; apenas uniões homoafetivas crescem

20 de Maio de 2025

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

[Bahia lança sistema de pontuação para sócios e programa de vantagens; veja como vai funcionar]
Esportes

Bahia lança sistema de pontuação para sócios e programa de vantagens; veja como vai funcionar

20 de Maio de 2025

Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias

[Misturar álcool com psicotrópicos pode trazer riscos graves à saúde mental e física]
Saúde

Misturar álcool com psicotrópicos pode trazer riscos graves à saúde mental e física

14 de Maio de 2025

Foto: Divulgação

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121