Bahia

Covid-19: Salvador planeja fechar hospitais de campanha até janeiro

07 de Outubro de 2020 - Redação Cabula agora
[Covid-19: Salvador planeja fechar hospitais de campanha até janeiro]

Mesmo após Salvador “acender a luz amarela” essa semana com o aumento de casos de coronavírus, como disse o prefeito ACM Neto, a capital baiana começa a desmobilizar os hospitais de campanha montados para tratamento dos pacientes com Covid-19

A prefeitura e governo disponibilizaram 326 leitos de UTI para pacientes com Covid-19 em seis hospitais de campanha: Arena Fonte Nova, Espanhol, Santa Clara, Itaigara Memorial, Wet'n Wild e Sagrada Família.

As três unidades administradas pela prefeitura já têm data para acabar. A tenda 1 do Wet'n Wild será desativada na próxima semana, dia 14. Lá tem 50 leitos de UTI e 40 leitos clínicos. “Vale destacar que a estrutura permanecerá erguida no caso de reutilização”, disse a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS), Léo Prates. A tenda 2, que tem 20 leitos de UTI e 80 leitos clínicos, será desativada em janeiro de 2021, quando o contrato se encerra. O Itaigara Memorial, que possui 47 leitos de UTI, tem o contrato vigente até este sábado (10), mas a prefeitura busca a renovação do vínculo. Outro hospital de campanha foi instalado no Hospital Sagrada Família, com 40 leitos de UTI e 71 leitos clínicos, mas o contrato acaba dia 8 de novembro e não tem previsão de renovação.

Segundo a SMS, com a queda estabilizada do número de pacientes contaminados, a pasta deu início ao plano de desativação de leitos clínicos e de UTI exclusivos para tratar pessoas com a Covid-19 em unidades de saúde próprias ou contratualizadas. “O processo foi iniciado pelo Hospital Municipal de Salvador (HMS), onde 10 dos 20 leitos de terapia intensiva e 30 de enfermaria, implantados para cuidar dos infectados, já foram disponibilizados para outras demandas da unidade de saúde”, diz.

“Nosso objetivo é permitir que os leitos que estão dentro de hospitais que tiveram o perfil revertido para Covid, retornem ao perfil original de atendimento contemplando diversas outras doenças. Consideramos nesse processo a necessidade eminente de atendimentos voltados para as demandas geradas nas unidades de Pronto Atendimento e pelo sistema de regulação, que tem apontado a urgência para assistência de pacientes acometidos por patologias cardiológicas, neurológicas, oncológicas, vascular e renal, dentre outras. Por isso a desmobilização será iniciada nas estruturas hospitalares fixas aptas a dar suporte a estas demandas. Todas as medidas seguem sendo feitas de maneira conjunta entre epidemiologistas e sanitaristas tanto da Prefeitura quanto do governo do estado, bem como o Ministério Público”, explicou o secretário Leo Prates.

De acordo com SMS, “somente numa segunda etapa (e com a estabilização da pandemia) serão desmobilizados, gradativamente, os leitos dos hospitais de campanha montados exclusivamente para coronavírus”. “Tudo levará em consideração a tendência de declínio dos casos confirmados na cidade dentre outros fatores que serão monitorados como: taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI, e variação dos casos de óbitos”, aponta a pasta, apesar de os contratos estarem perto do fim de vigência.

“No total, a Prefeitura implantou desde o início da pandemia, 253 leitos intensivos e 271 clínicos, ultrapassando todas as metas previstas e o que foi fundamental para que nenhum paciente com o novo coronavírus deixasse de ser atendido, ao contrário do que aconteceu em outras cidades do mundo e do Brasil. Essa rede atendeu, inclusive, pacientes vindos do interior e de outros estados. O investimento total do município no enfrentamento à crise sanitária foi de R$ 412 milhões, boa parte no reforço à saúde”, completa.

Comentários

Outras Notícias

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121