Brasil

Chegada do verão acende alerta para ataque de escorpião

07 de Setembro de 2021 - Redação Cabula agora
[Chegada do verão acende alerta para ataque de escorpião]

Com o crescimento desordenado das áreas urbanas, precariedade de saneamento básico, além de outros fatores ambientais e sociais, a perspectiva é que ocorra crescimento do escorpionismo em todo o Brasil.

Na Bahia, somente este ano foram registradas 8.181 vítimas até junho, de acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Estas informações foram publicadas na coluna Saúde, do jornal Tribuna da Bahia.

A ocorrência desse tipo de acidente é tão grande em diversos países tropicais a ponto da Organização Mundial de Saúde (OMS) incluí-lo na lista de doenças tropicais negligenciadas. Doenças tropicais negligenciadas são aquelas associadas tanto às situações de miséria que favorecem o contágio quanto ao pouco interesse da indústria farmacêutica em criar tratamentos novos.

Segundo o biólogo Tasso Meneses, “as mudanças climáticas e o desmatamento facilitam a criação de ambientes favoráveis para a proliferação e contato das pessoas com escorpiões, por isso até em áreas urbanas hoje eles estão sendo encontrados”. A Sesab também informa, que em 2019, 21.383 pessoas foram vítimas de ataques, já este ano até junho, 8.181 pessoas foram vitimadas. Somente em Salvador, ano passado foram registradas mais de 21 mil ocorrências. Neste ano, até junho, 15 casos já forma confirmados. Os bairros em situação de alerta na capital baiana são Valéria e Plataforma.

O Centro de Controle e Zoonoses, da prefeitura, é o primeiro contato caso venha encontrar um escorpião dentro de sua residência. O centro orientará como proceder e poderá fazer uma visita ao local. “É importante verificar nas proximidades se não existem esgotos e/ou caixa de gordura aberta; acúmulo de lixo, madeira ou entulho, principalmente em terrenos baldios. Isto ocorrendo, deve-se procurar eliminá-los. Os escorpiões se alimentam principalmente de baratas, portanto são comuns nestes locais”, alerta Juscelino Neri, Diretor do Centro de Informações Antiveneno (Ciave) da Sesab.

A recomendação para evitar ataques, em lugares propensos, é vedar as soleiras das portas e janelas quando começar a escurecer, pois os escorpiões tem hábito noturno; usar telas em ralos; vedar frestas e buracos em paredes e pisos; afastar as camas e berços das paredes, principalmente em casas sem reboco; não pendurar roupas nas paredes; acondicionar o lixo em recipientes fechados para evitar insetos, que servem de alimentos para os escorpiões; sacudir calçados, roupa (inclusive de cama) e toalha antes de utilizar.
Ataques são mais frequentes no verão

A frequência maior dos ataques ocorre geralmente, no período de dezembro a março, de clima quente e úmido, que resultam em escassez de alimento e desabrigo para estes animais, fazendo com que se aproximem do ambiente doméstico.

A picada de escorpião, na maioria das vezes, causa poucos sintomas, como vermelhidão, inchaço e dor no local da picada, entretanto, alguns casos podem ser mais graves, causando sintomas generalizados, como enjoo, vômitos, dor de cabeça, espasmos musculares e queda da pressão, havendo, até risco de morte.

O médico André Labreiro esclarece, “caso uma pessoa seja picada por escorpião, deve ser tranquilizada, beber bastante água, lavar o local da picada com água e sabão, evitar se movimentar muito e buscar imediatamente uma unidade de saúde mais próxima ou chamar o Samu. Caso o animal seja capturado, levá-lo de forma segura para que seja identificado.”

Os tipos de escorpiões mais perigosos são o amarelo, marrom, amarelo do Nordeste e escorpião preto da Amazônia, mas a gravidade do quadro depende, também, da quantidade de veneno que foi injetada e da imunidade de cada pessoa.

Comentários

Outras Notícias

[Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes ]
Saúde

Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes

17 de Abril de 2025

Foto: Walterson Rosa/MS

[Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa]
Saúde

Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa

17 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques]
Cultura

Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / Acorda Cidade

[Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde]
Saúde

Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / CONASS

[Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão]
Bahia

Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão

14 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações]
Política

Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações

14 de Abril de 2025

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121