Educação

Matrícula para alunos da rede pública da Bahia começa nesta segunda-feira; veja cronograma

15 de Janeiro de 2024 - Redação Cabula agora
[Matrícula para alunos da rede pública da Bahia começa nesta segunda-feira; veja cronograma]

Primeiro dia foi dedicado à inscrição de pessoas com deficiência. Matrículas seguem até 23 de janeiro. / Foto Feijão Almeida

O processo de matrícula para novos e antigos alunos da rede pública de ensino da Bahia foi aberto nesta segunda-feira (15) e segue até 23 de janeiro. A informação é da Secretaria da Educação do Estado (SEC).

Conforme descrito no cronograma, o processo foi iniciado com matrícula das pessoas com deficiência. [Veja o calendário abaixo]

Estudantes, pais ou responsáveis interessados devem fazer a inscrição através do portal do governo. Uma página específica foi criada para receber as inscrições.

Até cinco dias após a realização da matrícula online, eles devem entregar a documentação necessária na unidade escolar na qual o estudante foi matriculado. Segundo a secretaria, os documentos necessários são:

original do histórico escolar;
original e cópia do RG ou certidão de registro civil;
original e cópia do CPF;
comprovante de residência;
cópias do RG e CPF da mãe do estudante e/ou do responsável legal.
Sem a entrega dos documentos, a matrícula não poderá ser concluída. Confira o calendário de inscrições, dividido por categorias de alunos:

15/01 - Exclusivamente para Pessoas com Deficiência (PcD).
16/01 - Transferência do estudante que concluiu o ano letivo em 2023 na rede estadual de ensino e que pretende se transferir para outra unidade escolar da própria rede, por desejo próprio ou porque a unidade escolar onde estudou não oferta a série seguinte.
17 e 18/01 – Concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental que vierem da rede municipal de ensino. Os estudantes que concluíram o 9º ano poderão optar por algum curso técnico de nível médio.
19/01 – Matrícula nova para estudantes do Ensino Fundamental e EJA Fundamental.
22 e 23/01 – Matrícula nova para estudantes do Ensino Médio, EJA e Educação Profissional e Tecnológica.

A SEC informou que este ano duplicou o número de vagas ofertadas para a educação em tempo integral, passando de 60 mil para 120 mil postos. A gestão estadual também ampliou as vagas na educação profissional, saindo de 108 mil postos, em 2023, para 143 mil.

Comentários

Outras Notícias

[Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes ]
Saúde

Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes

17 de Abril de 2025

Foto: Walterson Rosa/MS

[Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa]
Saúde

Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa

17 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques]
Cultura

Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / Acorda Cidade

[Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde]
Saúde

Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / CONASS

[Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão]
Bahia

Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão

14 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações]
Política

Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações

14 de Abril de 2025

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121