Educação

Estudantes baianos unem tecnologia e sustentabilidade na criação de horta inteligente e brinquedos recicláveis

07 de Agosto de 2024 -Redação Cabula agora
[Estudantes baianos unem tecnologia e sustentabilidade na criação de horta inteligente e brinquedos recicláveis]

Estudantes baianos unem tecnologia e sustentabilidade na criação de horta inteligente e brinquedos recicláveis / Foto Divulgação

Uma equipe de 20 alunos do Colégio Estadual Professor Carlos Valadares (CEPCV), em Santa Bárbara, vêm implementando projetos que unem tecnologia e sustentabilidade para gerar impactos na região onde vivem. Entre as realizações do grupo, esta a criação de uma Horta Inteligente de Irrigação Automática e o desenvolvimento de Brinquedos Robóticos com Materiais Recicláveis.

 

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio integrado ao Curso Técnico em Agroindústria recebem orientação da professora Hevelynn Franco Martins, que está conduzindo 48 projetos na escola. “Implementar essas atividades fará com que se tornem adultos maduros, atentos às novas tecnologias e à responsabilidade social”, define Hevelynn. A professora faz parte de um grupo de dez professores baianos selecionados para o Encontro Nacional de Educação Steam, na Universidade de São Paulo (USP), em setembro. 

A Educação Steam é uma abordagem pedagógica que visa a integração das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. No CEPCV, um dos projetos utiliza Cultura Maker e Steam para desenvolver 35 brinquedos robóticos com material reciclável, que serão doados para crianças carentes de Santa Bárbara

“Este projeto nos cativou para a preservação do meio ambiente e nos motivou a estudar sobre tecnologia. Produzir cada brinquedo para doar nos motivou a trabalhar com mais compaixão e seriedade. Agradecemos à professora Hevelynn por plantar essa semente em nossos corações”, declarou o estudante Ruan Pablo Sousa Santos.


Outro projeto visa a criação de um robô para medir a umidade do solo e realizar a irrigação automaticamente, otimizando o uso da água, melhorando o crescimento e a produtividade das plantas, além de reduzir o trabalho manual, monitorar as condições da horta, promover a sustentabilidade e conscientizar as pessoas sobre a necessidade de uma alimentação saudável com uma ferramenta educativa e divertida para todas as idades.

 

 “A professora despertou a vontade de desenvolvermos um projeto que envolvesse robótica e sustentabilidade. Este é nosso primeiro contato com a robótica, estamos apaixonados pelas possibilidades. Sem dúvidas, será uma das nossas opções de carreira”, disse a estudante Isabelle Estrela Matos.

Comentários

Outras Notícias

[Terceirizados da Creta na Uesb recebem seus benefícios atrasados após intervenção de sindicato]
Economia

Terceirizados da Creta na Uesb recebem seus benefícios atrasados após intervenção de sindicato

19 de Agosto de 2026

Profissionais voltam a trabalhar na Uesb após paralisação, mas ainda tem grupo sem receber salário | FOTO: Divulgação |

[Centrais sindicais unem forças em defesa de pautas trabalhistas e destacam luta de Suíca pela aprovação do PL dos garis e margaridas]
Política

Centrais sindicais unem forças em defesa de pautas trabalhistas e destacam luta de Suíca pela aprovação do PL dos garis e margaridas

19 de Agosto de 2026

Foto: Divulgação

[Blogueirinha volta à TV com programa semanal e ao vivo no Multishow]
Fofoca

Blogueirinha volta à TV com programa semanal e ao vivo no Multishow

19 de Agosto de 2026

Foto: Reprodução/Instagram @blogueirinha

[Do reality às urnas: veja quais ex-BBBs disputam as eleições de 2026]
Fofoca

Do reality às urnas: veja quais ex-BBBs disputam as eleições de 2026

19 de Agosto de 2026

Foto: Reprodução/TV Globo

[Anvisa autoriza primeiro medicamento genérico à base de semaglutida no Brasil]
Saúde

Anvisa autoriza primeiro medicamento genérico à base de semaglutida no Brasil

19 de Agosto de 2026

Foto: Reprodução

[Brasil alcança menor número de casos de malária desde 1978]
Saúde

Brasil alcança menor número de casos de malária desde 1978

19 de Agosto de 2026

Foto: Reprodução

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias