Educação

Promoção à saúde mental e prevenção ao suicídio são temas de roda de conversa promovida pela SEC

10 de Setembro de 2024 -Ascom/SEC
[Promoção à saúde mental e prevenção ao suicídio são temas de roda de conversa promovida pela SEC]

Promoção à saúde mental e prevenção ao suicídio são temas de roda de conversa promovida pela SEC / Foto Tais Dorea

Um conjunto de atividades alusivas ao Setembro Amarelo reforça as ações da Secretaria da Educação do Estado (SEC) para alertar a comunidade escolar sobre a depressão e prevenção do suicídio. Na manhã desta segunda-feira (9), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), foi realizada a roda de conversa “Setembro Amarelo: se precisar, peça ajuda”, que reuniu dirigentes, gestores, professores, estudantes e familiares em torno do tema. O evento marca o compromisso do Governo do Estado de oferecer suporte emocional e conscientizar sobre a importância do cuidado com a saúde mental.

A superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, destacou a importância de abordar o tema de forma categórica e transformadora. “A SEC permanece comprometida em promover políticas educacionais que considerem a saúde integral de seus estudantes e profissionais, fazendo do Setembro Amarelo uma oportunidade para celebrar e valorizar a vida todos os dias”, declarou. Durante o evento no IAT, Rosário reforçou a necessidade de ações efetivas que vão além da conscientização.

A psicóloga Jaqueline Noronha, que integra a equipe multidisciplinar da SEC, ressaltou o trabalho contínuo com a temática nas escolas e o foco ampliado durante o mês de setembro. “Trabalhamos, ao longo de todo o ano letivo, com essas temáticas nas escolas e, no mês de setembro, as ações são potencializadas, quando enfocamos mais nas questões sobre saúde mental, depressão, ansiedade e crise do pânico, entre outros assuntos relacionados”, explicou Jaqueline. Esse esforço visa criar um ambiente mais acolhedor e seguro para estudantes, educadores e familiares.

Ao longo da semana, diversas comunidades escolares serão contempladas com essas atividades, incluindo o Colégio Estadual Princesa Izabel, em Salvador; o Colégio Estadual Quilombola da Bacia do Iguape, em Cachoeira; e o Centro Educacional Cenecista do Campo Cônego Cupertino de Lacerda, em Feira de Santana. Estas ações ampliam o diálogo sobre saúde mental e, também, fortalecem a rede de apoio dentro das escolas, promovendo um ambiente onde todos se sintam valorizados e incentivados a buscar ajuda quando necessário.

Balanço

A SEC, por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor (PASVAP), realiza uma série de ações, entre palestras, rodas de conversa e oficinas, como estratégias de apoio à comunidade escolar. Desde o início do ano até o momento, já foram executadas atividades em 535 unidades escolares da capital e do interior do Estado, abrangendo 169 municípios, envolvendo cerca de 28 mil estudantes, mais de 11 mil professores e três mil familiares. Além disso, foram registrados cerca de oito mil acolhimentos individualizados na área de Psicologia.

Comentários

Outras Notícias

[Paróquia de Nazaré inicia programação em homenagem a Nossa Senhora]
Bahia

Paróquia de Nazaré inicia programação em homenagem a Nossa Senhora

07 de Outubro de 2025

Foto: Reprodução / Arquidiocese de Salvador

[Preço do aluguel em Salvador sobe 18,46% em 12 meses, mostra pesquisa]
Economia

Preço do aluguel em Salvador sobe 18,46% em 12 meses, mostra pesquisa

07 de Outubro de 2025

Foto: Mauro Zaniboni / Ag. Haack / Bahia Notícias

[CNH sem autoescola: medida pode reduzir custo em até 80%]
Economia

CNH sem autoescola: medida pode reduzir custo em até 80%

07 de Outubro de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Hit de Léo Santana ganha coreografia de integrantes da girlband internacional KATSEYE]
Fofoca

Hit de Léo Santana ganha coreografia de integrantes da girlband internacional KATSEYE

07 de Outubro de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Edcity anuncia nova data para retorno ao Fantasmão em Salvador]
Fofoca

Edcity anuncia nova data para retorno ao Fantasmão em Salvador

06 de Outubro de 2025

Foto: Divulgação

[Claudia Leitte apresenta primeiro ato de seu novo álbum Especiarias]
Fofoca

Claudia Leitte apresenta primeiro ato de seu novo álbum Especiarias

06 de Outubro de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias