Educação

Alunos baianos descobrem seis asteroides e se preparam para receber prêmio da Nasa

31 de Outubro de 2024 - Redação Cabula agora
[Alunos baianos descobrem seis asteroides e se preparam para receber prêmio da Nasa]

Alunos do CPM Lobato descobriram seis asteroides em programa da Nasa — Foto: TV Bahia

Pelo segundo ano consecutivo, cinco alunos baianos do Colégio da Polícia Militar, da unidade Lobato, em Salvador, serão premiados pela Nasa por descobrirem seis asteroides. O prêmio será entregue em Brasília, no dia 9 de novembro.

Os adolescentes que estudam na unidade pública de ensino, participam do projeto "Caça Asteroides", uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil junto com a Agência Espacial Americana. Qualquer estudante interessado no assunto pode fazer parte do projeto, que tem como objetivo fomentar a busca de novos corpos celestes que possam causar riscos ao planeta Terra.

Um asteroide é definido pelos astrônomos como um pequeno pedaço de rocha orbitando o sol. A estudante Anna Júlia Rocha conta que a ideia de caçar asteroides surgiu do interesse dela e dos colegas por atividades extracurriculares

Os estudos são feitos através de imagens captadas por telescópios extremamente potentes e enviadas para os alunos em formato de GIF, através de um aplicativo

"A gente analisa os movimentos que esses corpos fazem e se a gente identificar algum padrão específico, passamos a analisar outras informações, como a magnitude, para depois emitir um relatório", explicou.

Para um leigo, as imagens mostradas no aplicativo não dizem nada. Mas foi através da análise delas que Maria Clara Ribeiro, Larissa Vieira, Robert Figueiredo e Jeferson Nascimento descobriram os asteroides nomeados como: P21XZQY, P21XZUK, P21XZUN, P11Y7UG, P21YDK0 e P21YDSI.

Para um leigo, as imagens mostradas no aplicativo não dizem nada. Mas foi através da análise delas que Maria Clara Ribeiro, Larissa Vieira, Robert Figueiredo e Jeferson Nascimento descobriram os asteroides nomeados como: P21XZQY, P21XZUK, P21XZUN, P11Y7UG, P21YDK0 e P21YDSI.

Para o diretor do colégio, o tenente coronel da Polícia Militar, Paulo José, o objetivo da instituição é incentivar os estudantes a irem além dos assuntos abordados na sala de aula.

“Identificamos nossa escola como um celeiro de talentos, então isso nos deixa muito feliz", disse.

Comentários

Outras Notícias

[Casos de Influenza A e VSR apresentam queda na maior parte do país, diz Fiocruz]
Saúde

Casos de Influenza A e VSR apresentam queda na maior parte do país, diz Fiocruz

06 de Agosto de 2025

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

[Brasil gera mais de 1,2 milhão de empregos com carteira assinada no 1º semestre de 2025]
Brasil

Brasil gera mais de 1,2 milhão de empregos com carteira assinada no 1º semestre de 2025

06 de Agosto de 2025

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

[Uesb abre vestibular 2026 com 998 vagas distribuídas em 47 cursos]
Educação

Uesb abre vestibular 2026 com 998 vagas distribuídas em 47 cursos

06 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução / UESB

[Gominho desmente boatos sobre suposta herança milionária deixada por Preta Gil]
Fofoca

Gominho desmente boatos sobre suposta herança milionária deixada por Preta Gil

06 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução

[Bahia segue fora da lista de estados que oferecem fototerapia para tratar vitiligo no SUS]
Saúde

Bahia segue fora da lista de estados que oferecem fototerapia para tratar vitiligo no SUS

05 de Agosto de 2025

Foto: EBC/Agência Brasil

[Bahia receberá 37 novos peritos médicos para reforçar atendimento nas agências do INSS]
Saúde

Bahia receberá 37 novos peritos médicos para reforçar atendimento nas agências do INSS

05 de Agosto de 2025

Foto: Arquivo Agência Brasil

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121