Educação

Vagas na área de educação fazem o desemprego ser o menor já registrado

01 de Agosto de 2025 -Agência Brasil
[Vagas na área de educação fazem o desemprego ser o menor já registrado]

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Vagas de trabalho em atividades ligadas à educação ajudaram o Brasil a registrar no segundo trimestre deste ano a menor taxa de desemprego já apurada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Na quinta-feira (31), o instituto divulgou que a taxa de ocupação no trimestre encerrado em junho ficou em 5,8%, o menor patamar da série histórica iniciada em 2012. O mercado de trabalho brasileiro alcançou 102,3 milhões de trabalhadores ocupados, também recorde na série.

 

O IBGE destacou que, na comparação entre o primeiro e o segundo trimestres deste ano, dos dez grupamentos de atividade, nove apresentaram estabilidade, ou seja, alta ou queda não expressivas, e apenas uma marcou expansão, o grupamento de administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais.

 

Nessa atividade, o número de ocupados chegou a quase 18,9 milhões, acréscimo de 4,5% em relação ao primeiro trimestre. Isso representa que 807 mil pessoas conseguiram trabalho. Esse grupamento de atividade é o segundo com mais postos, perdendo apenas para o de comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas, com 19,5 milhões de vagas ocupadas.

 

Ano escolar

Dentro da atividade administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais, foi a educação pública e privada que puxou as contratações. São vagas para professores, serventes, inspetores e porteiros, por exemplo, concentradas principalmente nas prefeituras.

 

A coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílios do IBGE, Adriana Beringuy, explica que há um caráter sazonal, isto é, relacionado à época do ano. A administração pública costuma dispensar trabalhadores na passagem de dezembro para janeiro, recontratando depois, principalmente a partir de março, quando retorna o calendário letivo nas escolas, sobretudo do ensino fundamental.

Comentários

Outras Notícias

[Edcity anuncia nova data para retorno ao Fantasmão em Salvador]
Fofoca

Edcity anuncia nova data para retorno ao Fantasmão em Salvador

06 de Outubro de 2025

Foto: Divulgação

[Claudia Leitte apresenta primeiro ato de seu novo álbum Especiarias]
Fofoca

Claudia Leitte apresenta primeiro ato de seu novo álbum Especiarias

06 de Outubro de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Novos micro-ônibus reforçam atendimento das Policlínicas Regionais no interior da Bahia]
Bahia

Novos micro-ônibus reforçam atendimento das Policlínicas Regionais no interior da Bahia

06 de Outubro de 2025

Foto: Thuane Maria / GovBA

[Polícia investiga uso de metanol na limpeza de garrafas reaproveitadas em esquema de falsificação]
Saúde

Polícia investiga uso de metanol na limpeza de garrafas reaproveitadas em esquema de falsificação

06 de Outubro de 2025

Foto: Biodiesel Brasil

[Rapper Hungria recebe alta de hospital em Brasília]
Fofoca

Rapper Hungria recebe alta de hospital em Brasília

05 de Outubro de 2025

Foto: Hungria/Instagram

[Ederson se machuca e John, ex-Botafogo, é convocado para amistosos]
Esportes

Ederson se machuca e John, ex-Botafogo, é convocado para amistosos

05 de Outubro de 2025

Foto: Vitor Silva/Botafogo

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias