Creches comunitárias de Salvador relatam dificuldades por falta de merenda e repasses
06 de Março de 2026 -Redação Cabula agora![Creches comunitárias de Salvador relatam dificuldades por falta de merenda e repasses [Creches comunitárias de Salvador relatam dificuldades por falta de merenda e repasses]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238316/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Foto: Betto Jr. / Secom
Creches comunitárias e escolas parceiras da Prefeitura de Salvador enfrentam dificuldades para manter o funcionamento devido à falta de merenda escolar e de recursos destinados à manutenção básica. A denúncia foi encaminhada ao portal BNews por responsáveis por unidades que atendem mais de 300 crianças.
Segundo relatos, algumas instituições, que normalmente funcionam em período integral, das 7h30 às 17h, foram obrigadas a reduzir o atendimento para meio turno por não conseguirem garantir alimentação aos alunos.
Em muitos casos, a merenda escolar representa a principal fonte de alimentação diária para parte das crianças atendidas.
“Minha creche está sem nenhum alimento. Desde dezembro não recebemos a merenda de forma adequada e estamos tentando manter três lanches por dia para mais de 260 crianças, mas já não temos condições de continuar. O salário também está atrasado e tivemos que usar recursos próprios”, relatou um funcionário de uma das unidades, que preferiu não se identificar.
Outra fonte afirmou que a previsão de regularização da entrega de alimentos seria para o dia 2 de março, o que ainda não teria ocorrido. Uma gestora relatou que apenas alguns itens chegaram às unidades.
“Disseram que começariam a entrega com o que tinham em estoque, mas só chegaram temperos e frutas. Ainda faltam proteínas e cereais”, afirmou.
Além das dificuldades atuais, mais de 30 creches que participaram do edital de credenciamento realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) no ano passado aguardam retorno sobre o processo.
Procurada, a SMED informou em nota que as creches parceiras com vínculo jurídico ativo estão recebendo regularmente a alimentação escolar, conforme o cronograma estabelecido.
Sobre o credenciamento de novas unidades, a secretaria afirmou que o processo será retomado a partir de 15 de março, após a conclusão das renovações das parcerias já existentes.
A pasta também destacou que a ampliação da rede de creches parceiras tem sido uma prioridade da gestão municipal. Segundo a secretaria, o número de instituições conveniadas passou de 139, em 2023, para 176 em 2025, ampliando o atendimento para cerca de 25.938 matrículas na educação infantil.
Comentários
Outras Notícias
![Dirigente do Sindilimp, Luiz Carlos Suíca fala sobre expectativa de reunião com presidente do Senado para tratar do PL dos garis e das margaridas [Dirigente do Sindilimp, Luiz Carlos Suíca fala sobre expectativa de reunião com presidente do Senado para tratar do PL dos garis e das margaridas]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238512/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Dirigente do Sindilimp, Luiz Carlos Suíca fala sobre expectativa de reunião com presidente do Senado para tratar do PL dos garis e das margaridas
04 de Maio de 2026Foto: Divulgação/Assessoria
![Aline Campos critica edição do BBB 26 e afirma que reality foi manipulado [Aline Campos critica edição do BBB 26 e afirma que reality foi manipulado]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238511/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Aline Campos critica edição do BBB 26 e afirma que reality foi manipulado
04 de Maio de 2026Foto: Globo/Manoella Mello
![Fifa intensifica venda de ingressos VIP e amplia opções para a Copa do Mundo [Fifa intensifica venda de ingressos VIP e amplia opções para a Copa do Mundo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238509/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Fifa intensifica venda de ingressos VIP e amplia opções para a Copa do Mundo
04 de Maio de 2026Foto: Divulgação
![Sesab chama 358 profissionais via Reda para reforçar atendimento na Bahia [Sesab chama 358 profissionais via Reda para reforçar atendimento na Bahia]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238508/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Sesab chama 358 profissionais via Reda para reforçar atendimento na Bahia
04 de Maio de 2026Foto: Divulgação Sesab
![Bahia registra avanço no número de leitos até 2025, mas apresenta leve redução em 2026 [Bahia registra avanço no número de leitos até 2025, mas apresenta leve redução em 2026]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238507/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia registra avanço no número de leitos até 2025, mas apresenta leve redução em 2026
04 de Maio de 2026Foto: Thuane Maria/GOVBA
![Sindilimp debate paralisação nacional e pressiona por aprovação de projeto de lei [Sindilimp debate paralisação nacional e pressiona por aprovação de projeto de lei]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238506/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Sindilimp debate paralisação nacional e pressiona por aprovação de projeto de lei
04 de Maio de 2026A categoria segue em alerta e não descarta a paralisação nacional caso não haja avanço na pauta.
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
