
DESCRÉDITO
O escândalo Eduardo Cunha (PMDB-RJ) está desmoralizando completamente a oposição. Afinal, os parlamentares da aliança demo-tucana que diariamente ocupam a mídia conservadora para defender o impeachment da presidenta Dilma Rousseff por causa das chamadas pedaladas fiscais, são os mesmos que blindam o presidente da Câmara Federal, denunciado por manter contas secretas na Suiça com dinheiro de propina da corrupção na Petrobrás. É o caso do gato escondido com o rabo de fora.
RAZÃO
Está certíssimo o governador Rui Costa, ao criticar o presidente do PT, Rui Falcão, que mais uma vez pressiona publicamente a presidenta Dilma Rousseff, exigindo pela imprensa a demissão do ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Ele disse que esse tipo de comportamento só faz agravar o clima de instabilidade. É isso mesmo, pois alimenta a tentativa golpista da oposição de direita. “Não é bom que cada ator político saia disparando contra os ministros. Fazer bombardeio na imprensa não ajuda em nada”.
MILAGRE
Enquanto Globo, SBT, Veja, Folha, Band, Estadão e outros veículos de comunicação comprometidos com o golpe pintam um quadro de terra arrasada, que o mundo vai acabar se Dilma, Lula e o PT não forem deletados da humanidade – fascismo puro -, um dos mais respeitados intelectuais da atualidade diz justamente o contrário. O sociólogo polonês Zygmunt Bauman afirma que o Brasil é um “milagre inacabado” quando se trata de redução das desigualdades sociais. “Representantes de 66 países estiveram no Rio de Janeiro para conhecer a experiência brasileira, que retirou mais de 22 milhões de pessoas da pobreza. Ninguém mais repetiu esse milagre. Só o Brasil”.
EXAGERO
O economista Paul Krugman é outro a contestar a maximização da tão propalada crise, incentivada pela aliança demo-tucana, com o apoio da mídia conservadora. Prêmio Nobel de Economia em 2008, ele vê “exagero” na forma como a imprensa aborda as dificuldades econômicas brasileiras. Krugman condena a “bagunça política” e garante que o Brasil está muito longe de outras crises que já enfrentou. "A situação fiscal não é desesperadora e o país está longe de um momento em que precisaria imprimir dinheiro para pagar as contas".
GASOLINA
Mais uma organização de prestígio internacional desmascara o terrorismo feito pela mídia associada à aliança demo-tucana para prejudicar a imagem do governo. Segundo o site Global Petrol Prices, entre 184 países pesquisados o Brasil está na 43ª posição nos preços mais baratos do litro da gasolina. E mesmo com o aumento de 6% da semana passada, deve chegar, no máximo, ao 50º lugar. É muita manipulação da imprensa.
Rogaciano Medeiros é jornalista e graduando em Ciência Política pela UFBA.