Saúde

HGRS participa de projeto nacional para redução de mortalidade materna

25 de Novembro de 2021 - Ascom/HGRS
[HGRS participa de projeto nacional para redução de mortalidade materna  ]

Com o objetivo de reduzir em 30% a mortalidade materna, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, está participando do projeto Todas as Mães Importam

A iniciativa, que tem duração de dois anos, é conduzida pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, em parceria com o Institute for Healthcare Improvement, e financiada pelo programa global MSD para Mães.  

 

Com o projeto, espera-se, também, aumentar a adesão para mais de 95% nos pacotes de cuidado de prevenção às condições potencialmente ameaçadoras à vida (CPAVs) e reduzir em 50% a taxa de near miss por causas diretas. Near miss se refere à mulher que quase morreu, mas sobreviveu a complicações graves durante a gestação, parto ou até 42 dias após o término da gestação.  

 

Coordenador da maternidade do HGRS, o médico obstetra Robert Pedrosa lembra que, com a pandemia, houve um aumento no índice de mortalidade materna. “Devemos nos debruçar sobre os casos negativos para a busca de uma melhor assistência a nossas pacientes”, afirma.  

 

De acordo com ele, a ação inicia-se com a avaliação de todo fluxo de atendimento do Hospital Roberto Santos, com a ideia de ajustar alguns fluxos no Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR). “Teremos critérios mais rigorosos na observação das pacientes e modificaremos, inclusive, o acolhimento às mulheres vítimas de violência”, acrescenta o representante médico do HGRS no projeto Todas as Mães Importam.  

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que cerca de 830 mulheres morrem todos os dias por complicações relacionadas à gravidez ou ao parto em todo o mundo. As estatísticas sobre a mortalidade materna têm sido apontadas como o melhor indicador da saúde da população feminina e, consequentemente, a melhor ferramenta de gestão de políticas públicas voltadas para diminuição dos índices apresentados.  

 

As complicações maternas graves definidas como CPAV representam 75% de todas as mortes maternas. Cerca de 92% dos óbitos estão relacionados a causas evitáveis que podem ser diagnosticadas no pré-natal precoce.  

 

Na Bahia, no período de 2016 a 2020, foram notificados 25.741 óbitos de mulheres em idade fértil. Desse total, 2,4% (621/25.741) são óbitos maternos (causas obstétricas diretas e indiretas). A Razão da Mortalidade Materna (RMM) analisada para o mesmo período foi de 62,4 mortes por 100.000 Nascidos Vivos (NV), índice considerado alto segundo parâmetro da OMS.  

 

Uma lista com um resumo das condições potencialmente ameaçadoras à vida foi elaborada pelo Grupo de Trabalho da OMS em Mortalidade Materna e Classificação de Doenças. Cinco condições potencialmente ameaçadoras à vida serão acompanhadas no projeto: hemorragia pós-parto grave, pré-eclâmpsia grave, eclâmpsia, sepse/infecção sistêmica grave, abortamento e rotura uterina.  

 

A análise temporal da mortalidade materna na região Nordeste e na Bahia durante os anos de 2016 a 2020 demonstrou aumento expressivo no ano de 2020, com a taxas de 79% e 81,1%, respectivamente. Observou-se o predomínio de óbitos maternos entre mulheres de raça/cor parda (56,9%), seguida da preta com 16,3%. Com relação aos tipos de causa obstétrica, a maior parte dos óbitos foram devido a causas diretas (64,7%), sendo os transtornos hipertensivos a segunda maior (22,9%).

Comentários

Outras Notícias

[Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes ]
Saúde

Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes

17 de Abril de 2025

Foto: Walterson Rosa/MS

[Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa]
Saúde

Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa

17 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques]
Cultura

Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / Acorda Cidade

[Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde]
Saúde

Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / CONASS

[Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão]
Bahia

Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão

14 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações]
Política

Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações

14 de Abril de 2025

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121