Saúde

HGRS participa de projeto nacional para redução de mortalidade materna

25 de Novembro de 2021 -Ascom/HGRS
[HGRS participa de projeto nacional para redução de mortalidade materna]

Com o objetivo de reduzir em 30% a mortalidade materna, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, está participando do projeto Todas as Mães Importam

A iniciativa, que tem duração de dois anos, é conduzida pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, em parceria com o Institute for Healthcare Improvement, e financiada pelo programa global MSD para Mães.  

 

Com o projeto, espera-se, também, aumentar a adesão para mais de 95% nos pacotes de cuidado de prevenção às condições potencialmente ameaçadoras à vida (CPAVs) e reduzir em 50% a taxa de near miss por causas diretas. Near miss se refere à mulher que quase morreu, mas sobreviveu a complicações graves durante a gestação, parto ou até 42 dias após o término da gestação.  

 

Coordenador da maternidade do HGRS, o médico obstetra Robert Pedrosa lembra que, com a pandemia, houve um aumento no índice de mortalidade materna. “Devemos nos debruçar sobre os casos negativos para a busca de uma melhor assistência a nossas pacientes”, afirma.  

 

De acordo com ele, a ação inicia-se com a avaliação de todo fluxo de atendimento do Hospital Roberto Santos, com a ideia de ajustar alguns fluxos no Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR). “Teremos critérios mais rigorosos na observação das pacientes e modificaremos, inclusive, o acolhimento às mulheres vítimas de violência”, acrescenta o representante médico do HGRS no projeto Todas as Mães Importam.  

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que cerca de 830 mulheres morrem todos os dias por complicações relacionadas à gravidez ou ao parto em todo o mundo. As estatísticas sobre a mortalidade materna têm sido apontadas como o melhor indicador da saúde da população feminina e, consequentemente, a melhor ferramenta de gestão de políticas públicas voltadas para diminuição dos índices apresentados.  

 

As complicações maternas graves definidas como CPAV representam 75% de todas as mortes maternas. Cerca de 92% dos óbitos estão relacionados a causas evitáveis que podem ser diagnosticadas no pré-natal precoce.  

 

Na Bahia, no período de 2016 a 2020, foram notificados 25.741 óbitos de mulheres em idade fértil. Desse total, 2,4% (621/25.741) são óbitos maternos (causas obstétricas diretas e indiretas). A Razão da Mortalidade Materna (RMM) analisada para o mesmo período foi de 62,4 mortes por 100.000 Nascidos Vivos (NV), índice considerado alto segundo parâmetro da OMS.  

 

Uma lista com um resumo das condições potencialmente ameaçadoras à vida foi elaborada pelo Grupo de Trabalho da OMS em Mortalidade Materna e Classificação de Doenças. Cinco condições potencialmente ameaçadoras à vida serão acompanhadas no projeto: hemorragia pós-parto grave, pré-eclâmpsia grave, eclâmpsia, sepse/infecção sistêmica grave, abortamento e rotura uterina.  

 

A análise temporal da mortalidade materna na região Nordeste e na Bahia durante os anos de 2016 a 2020 demonstrou aumento expressivo no ano de 2020, com a taxas de 79% e 81,1%, respectivamente. Observou-se o predomínio de óbitos maternos entre mulheres de raça/cor parda (56,9%), seguida da preta com 16,3%. Com relação aos tipos de causa obstétrica, a maior parte dos óbitos foram devido a causas diretas (64,7%), sendo os transtornos hipertensivos a segunda maior (22,9%).

Comentários

Outras Notícias

[Para o PT, Lula disputa segundo turno com Bolsonaro: “Moro não tem fôlego”]
Política

Para o PT, Lula disputa segundo turno com Bolsonaro: “Moro não tem fôlego”

27 de Novembro de 2021

Dirigentes do PT avaliam que o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) perde votos com a entrada do ex-juiz Sérgio Moro na corrida presidencial de 2022, mas que isso não deverá tirá-lo do segundo turno com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

[Vigilância Sanitária monitora cumprimento de medidas contra covid em eventos]
Bahia

Vigilância Sanitária monitora cumprimento de medidas contra covid em eventos

27 de Novembro de 2021

Em Salvador, um dos eventos monitorados foi um show musical realizado no bairro do Santo Antônio

[Conheça o ator baiano que vai viver Caetano Veloso no cinema]
Brasil

Conheça o ator baiano que vai viver Caetano Veloso no cinema

27 de Novembro de 2021

O ator baiano Rodrigo Lelis viverá Caetano Veloso no longa “Meu nome é Gal”, que será estrelado por Sophie Charlotte como Gal Costa

[Vacinação em Salvador será suspensa no final de semana por causa do mutirão de acompanhamento do Auxílio Brasil]
Saúde

Vacinação em Salvador será suspensa no final de semana por causa do mutirão de acompanhamento do Auxílio Brasil

27 de Novembro de 2021

A vacinação contra Covid-19 está suspensa neste sábado (27) e no domingo (28), em Salvador

[Convênio da Prefeitura beneficia autistas assistidos pela Ama]
Bahia

Convênio da Prefeitura beneficia autistas assistidos pela Ama

27 de Novembro de 2021

As parcerias entre a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e a Associação Amigos dos Autistas da Bahia (Ama) foram destaque no seminário Transtorno do Espectro Autista – Ações para uma vida independente, realizado na última sexta-feira (26)

[Governadora de Nova York emite alerta de 'emergência de desastre' após aumento de casos e internações por Covid]
Saúde

Governadora de Nova York emite alerta de 'emergência de desastre' após aumento de casos e internações por Covid

27 de Novembro de 2021

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, emitiu um comunicado de 'emergência de desastre' após o aumento de casos e internações por conta da Covid

Vídeos

[Coelba se posiciona sobre instalações elétricas que impedem poda de árvores do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá]

Coelba se posiciona sobre instalações elétricas que impedem poda de árvores do Terreiro Ilê A...

10 de Setembro de 2021

[Bolsonaristas tentam invadir Ministério da Saúde em Brasília; veja vídeo]

Bolsonaristas tentam invadir Ministério da Saúde em Brasília; veja vídeo

08 de Setembro de 2021

Ver todos os vídeos

Categorias