Esportes

Beatriz Ferreira sobra na final e fatura bicampeonato mundial de boxe

26 de Março de 2023 - Agência Brasil
[Beatriz Ferreira sobra na final e fatura bicampeonato mundial de boxe]

Domingo histórico para o boxe brasileiro: a pugilista baiana Beatriz Ferreira, de 30 anos, faturou pela segunda vez na carreira o título mundial.

FOTO: Twitter/Time Brasil

Domingo histórico para o boxe brasileiro: a pugilista baiana Beatriz Ferreira, de 30 anos, faturou pela segunda vez na carreira o título mundial.  Vice-campeã olímpica em Tóquio e atual número 1 no ranking mundial, a brasileira derrotou hoje (26) na final da categoria até 60 quilos a colombiana Angiel Paola Valdez Pana, em decisão unânime dos árbitros, em Nova Delhi (Índia). Bia Ferreira é a primeira pugilista do país a disputar três finais seguidas na competição: foi ouro em 2019 e ano passado ficou com a prata.

<blockquote class="twitter-tweet"><p lang="pt" dir="ltr">A Beatriz Ferreira tem a mão muuuuito pesada! ????<br><br>E tem uma dancinha sensacional! ?? <a href="https://t.co/IjZe9BigjZ">pic.twitter.com/IjZe9BigjZ</a></p>&mdash; Time Brasil (@timebrasil) <a href="https://twitter.com/timebrasil/status/1639987724756156428?ref_src=twsrc%5Etfw">March 26, 2023</a></blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script> 

O desempenho do boxe feminino brasileiro no Mundial também é o melhor da história.  Além da medalha de ouro, o país também subiu ao pódio nesta edição com Bárbara Santos, que levou o bronze nos 70 kg (categoria não-olímpica). Antes, a campanha mais exitosa do Brasil havia sido a do ano passado, quando Bia foi vice-campeã e a pernambuca Caroline Almeida levou o bronze nos 52 kg. 

Na decisão do título nesta manhã, Bia Ferreira sobrou no ringue desde o primeiro round. A baiana, nascida em Salvador, começou mais agressiva: desferiu um golpe de esquerda e, na sequência, investiu mais três vezes contra a adversária. No segundo round, a colombiana esboçou uma reação, mas Bia soube se defender bem. O melhor momento da brasileira foi no início do terceiro round, quando encaixou um cruzado de esquerda, e depois seguiu na defensiva até o término da luta. 

A vitória deste domingo (26), por decisão unânime dos juízes, foi a quarta consecutiva no Mundial. Antes de se classificar à final, Bia derrotou a australiana Danielle Scanlon na estreia, e depois derrotou a japonesa Tagachi Ayaka e, na semifinal, bateu a sul-coreana Oh Yeonj.

<blockquote class="twitter-tweet"><p lang="pt" dir="ltr">Beatriz Ferreira chegou à decisão em TODOS os grandes eventos do boxe mundial nos últimos 4 anos.<br><br>Estamos falando de um dos maiores nomes do esporte brasileiro na atualidade!<br><br>Que consistência da Bia! ?? <a href="https://t.co/J4cyukS2RM">pic.twitter.com/J4cyukS2RM</a></p>&mdash; Time Brasil (@timebrasil) <a href="https://twitter.com/timebrasil/status/1639984636167159808?ref_src=twsrc%5Etfw">March 26, 2023</a></blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script> 

Bia Ferreira chegou ao Mundial como favorita ao título, após o boicote de alguns países ocidentais à competição organizada pela Associação Internacional de Boxe Amador (IBA), que não vetou a participação de atletas russas e bielorrussas no Mundial em Nova Delhi.  Entre as nações que aderiram ao boicote estão Estados Unidos, Canadá,  Suécia e Grã-Bretanha. 

O título mundial conquistado hoje (26) por Bia Ferreira a mantém no topo do ranking mundial. Tradicionalmente, a pontuação contaria na busca por vaga para a Olimpíada de Paris 2024.  No entanto, a IBA está suspensa pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), o que a impede de definir os critérios de classificação para a próxima Olimpíada. 

De acordo com a Confederação Brasileira de Boxe (CBboxe), a classificação para Paris 2024 ocorrerá este ano nos Jogos Pan-Americanos de Santiago (Chile), de 20 de outubro a 5 de novembro. 

“O Mundial segue sendo o campeonato mais importante do ano, mesmo com os boicotes. Um título mundial ainda é muito relevante para a carreira dos boxeadores e o campeonato reúne as melhores atletas do mundo inteiro, é importante sabermos como estão as adversárias em ano pré-olímpico”, afirmou a CBboxe, por meio da assessoria de imprensa. 

A competição mundial em Nova Delhi reuniu  atletas de 23 países. Além das medalhistas  Bia Ferreira e Bárbara Santos, a delegação brasileira viajou à Índia com outras cinco atletas: Beatriz Soares (66 kg), Tatiana Chagas (54 kg), Caroline “Naka” Almeida (50kg), Jucielen Romeu (57kg) e Viviane Pereira (75kg).

Comentários

Outras Notícias

[Rodoviários decidem não atrasar saída de ônibus nesta sexta em Salvador]
Bahia

Rodoviários decidem não atrasar saída de ônibus nesta sexta em Salvador

09 de Maio de 2024

Rodoviários decidem não atrasar saída de ônibus nesta sexta em Salvador / Foto Bruno Concha

[SEC inicia contratação de mais de 900 professores da Educação Especial]
Educação

SEC inicia contratação de mais de 900 professores da Educação Especial

09 de Maio de 2024

Em 2024, houve um crescimento da demanda pela educação inclusiva - Foto: Divulgação

[Mãe de menina autista denuncia escola por LGBT fobia; veja]
Justiça

Mãe de menina autista denuncia escola por LGBT fobia; veja

09 de Maio de 2024

Caso repercutiu nas redes sociais - Foto: © Marcelo Camargo | Agência Brasil

[Programa que beneficia universitários com auxílio financeiro tem inscrição prorrogada até domingo (12)]
Educação

Programa que beneficia universitários com auxílio financeiro tem inscrição prorrogada até domingo (12)

09 de Maio de 2024

Programa Mais Futuro vai beneficiar estudantes universitários das quatro universidades públicas estaduais da Bahia (Uefs, Uneb, Uesc e Uesb) / Foto Divulgação

[Programa que promove melhorias e reformas em terreiros é lançado pela prefeitura de Salvador]
Bahia

Programa que promove melhorias e reformas em terreiros é lançado pela prefeitura de Salvador

09 de Maio de 2024

O programa "Casa Odara" vai começar com 100 terreiros cadastrados na Prefeitura / Foto Redes sociais

[Pela primeira vez, TSE tem duas ministras negras em sessão plenária]
Política

Pela primeira vez, TSE tem duas ministras negras em sessão plenária

09 de Maio de 2024

Fato foi considerado histórico pelo presidente da Corte / Foto Alejandro Zambrana

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias