Pauta Livre por Rogaciano Medeiros
03 de Dezembro de 2015 -Maíra LimaNo texto, o jornalista destaca a abertura do processo de impeachment contra a presidente Dilma e a desmoralização do presidente da Câmara, Eduardo Cunha.
DianteiraO governo e o PT patinaram, perderam tempo precioso na dúvida se fechavam questão sobre a cassação do presidente da Câmara Federal, vacilaram e Eduardo Cunha (PMDB-RJ) saiu na frente. Nesta quarta-feira (02/12), no uso da prerrogativa que lhe garante o cargo, o peemedebista abriu o processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff.DesmoralizadoÉ o que se pode chamar de “Coisas do Brasil”. O presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que abriu o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, cuja honestidade nem a oposição coloca em dúvida, é investigado na operação Lava Jato e, por injunções políticas, se mantém impunemente no cargo. Contra o peemedebista há provas materiais de que movimentou quase meio bilhão de reais em contas bancárias secretas na Suíça, alimentadas por propinas fruto de corrupção no setor público.PartidarizaçãoO posicionamento claramente partidarizado da mídia chega ao cúmulo de torná-la um instrumento de propaganda político-eleitoral da aliança demo-tucana. No afã de fortalecer as conspirações golpistas da oposição de extrema direita, faz uma cobertura jornalística demasiadamente parcial sobre a abertura do processo de impeachment. Raros foram os veículos que dedicaram algum espaço para mostrar a incoerência de a iniciativa para a deposição da presidenta Dilma Rousseff ser tomada por uma personalidade desmoralizada politicamente, investigada na operação Lava Jato e alvo de processo no Conselho de Ética da Casa, como é o presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).LongeEvidentemente, a abertura do processo de impeachment aumenta o grau de dificuldades para o governo e o PT, mas não significa, antecipadamente, vitória da oposição e muito menos a deposição da presidenta. A base governista tem mais de 300 parlamentares e precisa apenas de 171 votos para manter Dilma Rousseff no cargo.TramitaçãoDepois do acolhimento da abertura do processo de impeachment, a matéria terá de ser apreciada por uma comissão especial e, em seguida, caberá ao plenário da Câmara Federal tomar a decisão final. Para ser aprovado, precisa de 342 votos favoráveis, ou seja, a maioria qualificada dos 513 deputados da Casa. Hoje, são remotas as possibilidades de aprovação.Comentários
Outras Notícias
![‘Bodega do Pablo’ confirma novas atrações e promete noite de sofrência em Salvador [‘Bodega do Pablo’ confirma novas atrações e promete noite de sofrência em Salvador]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238424/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
‘Bodega do Pablo’ confirma novas atrações e promete noite de sofrência em Salvador
08 de Abril de 2026Foto: Divulgação
![BBB 26 tem classificação indicativa alterada pelo Ministério da Justiça [BBB 26 tem classificação indicativa alterada pelo Ministério da Justiça]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238423/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
BBB 26 tem classificação indicativa alterada pelo Ministério da Justiça
08 de Abril de 2026Foto: Reprodução / Globo
![Venda de canetas para emagrecimento dispara, mas descarte ainda gera dúvidas entre consumidores [Venda de canetas para emagrecimento dispara, mas descarte ainda gera dúvidas entre consumidores]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238422/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Venda de canetas para emagrecimento dispara, mas descarte ainda gera dúvidas entre consumidores
08 de Abril de 2026Foto: Caroline Morais/Ministério da Saúde
![Salvador recebe evento regional de Psicologia do Esporte com participação de profissionais do Norte e Nordeste [Salvador recebe evento regional de Psicologia do Esporte com participação de profissionais do Norte e Nordeste]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238421/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Salvador recebe evento regional de Psicologia do Esporte com participação de profissionais do Norte e Nordeste
08 de Abril de 2026Foto: Divulgação
![Número de eleitores cresce em mais de 500 mil entre fevereiro e março, aponta TSE [Número de eleitores cresce em mais de 500 mil entre fevereiro e março, aponta TSE]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238420/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Número de eleitores cresce em mais de 500 mil entre fevereiro e março, aponta TSE
07 de Abril de 2026Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE
![Crefito abre investigação após fotógrafa ser internada em UTI em Salvador [Crefito abre investigação após fotógrafa ser internada em UTI em Salvador]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238419/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Crefito abre investigação após fotógrafa ser internada em UTI em Salvador
07 de Abril de 2026Foto: Reprodução / Instituto Valeria Vaz
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
