Política

Pauta Livre por Rogaciano Medeiros

03 de Dezembro de 2015 - Maíra Lima

No texto, o jornalista destaca a abertura do processo de impeachment contra a presidente Dilma e a desmoralização do presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

Dianteira O governo e o PT patinaram, perderam tempo precioso na dúvida se fechavam questão sobre a cassação do presidente da Câmara Federal, vacilaram e Eduardo Cunha (PMDB-RJ) saiu na frente. Nesta quarta-feira (02/12), no uso da prerrogativa que lhe garante o cargo, o peemedebista abriu o processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff. Desmoralizado É o que se pode chamar de “Coisas do Brasil”. O presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que abriu o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, cuja honestidade nem a oposição coloca em dúvida, é investigado na operação Lava Jato e, por injunções políticas, se mantém impunemente no cargo. Contra o peemedebista há provas materiais de que movimentou quase meio bilhão de reais em contas bancárias secretas na Suíça, alimentadas por propinas fruto de corrupção no setor público. Partidarização O posicionamento claramente partidarizado da mídia chega ao cúmulo de torná-la um instrumento de propaganda político-eleitoral da aliança demo-tucana. No afã de fortalecer as conspirações golpistas da oposição de extrema direita, faz uma cobertura jornalística demasiadamente parcial sobre a abertura do processo de impeachment. Raros foram os veículos que dedicaram algum espaço para mostrar a incoerência de a iniciativa para a deposição da presidenta Dilma Rousseff ser tomada por uma personalidade desmoralizada politicamente, investigada na operação Lava Jato e alvo de processo no Conselho de Ética da Casa, como é o presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Longe Evidentemente, a abertura do processo de impeachment aumenta o grau de dificuldades para o governo e o PT, mas não significa, antecipadamente, vitória da oposição e muito menos a deposição da presidenta. A base governista tem mais de 300 parlamentares e precisa apenas de 171 votos para manter Dilma Rousseff no cargo. Tramitação Depois do acolhimento da abertura do processo de impeachment, a matéria terá de ser apreciada por uma comissão especial e, em seguida, caberá ao plenário da Câmara Federal tomar a decisão final. Para ser aprovado, precisa de 342 votos favoráveis, ou seja, a maioria qualificada dos 513 deputados da Casa. Hoje, são remotas as possibilidades de aprovação.

Comentários

Outras Notícias

[Senado aprova exigência mínima de cacau em chocolates produzidos no Brasil]
Brasil

Senado aprova exigência mínima de cacau em chocolates produzidos no Brasil

05 de Maio de 2025

Foto: Agência Senado

[“Tempo Rei” estreia no Teatro Módulo com viagem lúdica entre gerações]
Cultura

“Tempo Rei” estreia no Teatro Módulo com viagem lúdica entre gerações

05 de Maio de 2025

Foto: Diney Araújo / Divulgação

[Divulgados os cachês dos artistas da Micareta de Feira 2025; veja os valores Matéria:]
Bahia

Divulgados os cachês dos artistas da Micareta de Feira 2025; veja os valores Matéria:

05 de Maio de 2025

Foto: Beatriz Rosado/Acorda Cidade

[Brasil avança no ranking global de liberdade de imprensa e sobe 47 posições ]
Brasil

Brasil avança no ranking global de liberdade de imprensa e sobe 47 posições

05 de Maio de 2025

Foto: Lula Marques / EBC

[AL-BA recebe PL de reajuste dos agentes de saúde com previsão de aumentos escalonados até 2026]
Bahia

AL-BA recebe PL de reajuste dos agentes de saúde com previsão de aumentos escalonados até 2026

29 de Abril de 2025

Foto: Leonardo Rattes / Sesab

[Anvisa testa 41 marcas de creatina; veja quais apresentaram problemas na rotulagem]
Saúde

Anvisa testa 41 marcas de creatina; veja quais apresentaram problemas na rotulagem

29 de Abril de 2025

Foto: Victor Hernandes / Bahia Notícias

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121